Última atualização:
25 de novembro de 2022
O corte a laser existe desde os anos de 1960, mas atualmente está ganhando cada vez mais espaço dentro dos processos industriais, o que o fez, ao longo do tempo, buscar formas alternativas de corte. Continue lendo o texto e conheça os três principais tipos.
Este processo sem contato, utiliza um feixe de luz constante para produzir calor e pressão, e em seguida, remodela diversos materiais com precisão, à medida em que o cabeçote de corte realiza uma movimentação sobre a superfície do material.
Sendo um processo alternativo a outras formas convencionais de corte e por sua precisão e versatilidade, conquistou o mercado como um dos principais no corte de peças, principalmente metais.
A tecnologia a laser possui variadas funções, o que inclui o corte, considerado um dos processos essenciais para realizar a fabricação de peças de chapa metálica.
As máquinas de corte a laser disponíveis no mercado diferem através da fonte que emite o laser. Para te auxiliar a esclarecer quais são os tipos de corte e quais processos são utilizados, confira no próximo tópico, os três tipos principais.
Em cada laser é ofertado um comprimento de onda contínua e pode ser utilizada para inúmeros objetivos. Os três tipos de lasers que iremos apresentar a você são: laser de fibra, laser de cristal e o laser de gás. É válido ressaltar que cada um deles usa um material de base diferenciado para o estímulo do laser.
Pertence ao grupo do laser de estado sólido. Os lasers de fibra geram um eixo de laser através do ‘laser semente’ e amplifica-o em fibras de vidro projetadas, que derivam da energia de diodos de bomba.
Costumam não precisar frequentemente de manutenção e apresentam uma vida útil duradoura de, ao menos 25 mil horas. Normalmente são os mais caros dos variados dispositivos de corte a laser.
Tem como base uma mistura gasosa de dióxido de carbono, nitrogênio, hidrogênio, hélio e é estimulado eletricamente. O laser de CO2 conduz a eletricidade através de um tubo repleto de mistura de gás, produzindo feixes de luz.
Esse tipo de laser é adequado para trabalhar em materiais não-metálicos e em uma grande porcentagem dos plásticos, como também para couro, chapas e películas, papel, acrílico e madeira. São considerados os tipos mais utilizados.
Os lasers de cristal pertencem aos lasers em estado sólido. Os lasers mais comuns são: Nd: YAG (granada ítrio alumínio dopado com neodímio) e Nd: YVO (dopado com neodímio ítrio orto-vanadato).
Esses tipos de laser possuem diodos bomba com valor aquisitivo relativamente altos, além de terem uma vida útil mais curta. Os materiais adequados para sua utilização são: metais, metais revestidos, cerâmicas e alguns plásticos.
Com o corte a laser é possível obter recortes de diversos formatos e tamanhos de forma rápida e precisa.
A Vacechi possui os equipamentos mais modernos de corte a laser em fibra e com capacidade de cortar chapas de metal com até 12,7 mm de espessura.