Entre o corte a laser e o corte a plasma, você sabe qual dos dois é a melhor técnica para realizar corte em uma chapa?
Os dois métodos possuem diferenças e vantagens distintas quando se trata do tipo de material a ser cortado, com bom acabamento e a velocidade de corte.
É preciso entender as diferenças entre esses dois processos para selecionar a melhor solução a ser usada em seus projetos e peças.
Embora um método não seja necessariamente superior ao outro, cada um oferece certos recursos e benefícios que o tornam mais adequado a determinada aplicação.
Neste artigo, apresentaremos as definições, benefícios e vantagens de cada um. Vamos lá?
O que é corte a laser?
Corte a laser é um processo de corte térmico que utiliza um laser de alta potência dirigido por computador. Emprega oxigênio, nitrogênio e ar comprimido para queimar, derreter, vaporizar ou soprar o material que está sendo cortado.
O feixe de laser é emitido de um tubo e é refletido por vários espelhos que ficam na cabeça da haste. Há uma lente interna que focaliza o feixe na superfície do seu material para o processo de corte ou gravação. Existem dois tipos de lasers: o de CO2 e o de fibra.
Você pode conhecer mais sobre o funcionamento, tecnologias e equipamentos usados no corte a laser
AQUI .
Benefícios do corte a laser
O corte a laser foi desenvolvido como um processo mais seguro e confiável para atender às demandas de fabricação e produção. O feixe de laser não toca fisicamente o material, mas usa calor para cortar o material, ou seja é um processo sem contato.
Por isso ele é uma técnica que é rápida e limpa, que não gera cavacos e escórias na peça ou na chapa.
Vantagens do corte a laser:
- Velocidade de corte rápida: a velocidade do corte pode chegar a 10m/min para uma folha fina;
- Alta precisão: a precisão do feixe de laser pode chegar a 0,05mm e a posição de reposicionamento pode chegar a 0,02mm, resultando em um corte de precisão e acabamento de maior qualidade para a peça;
- Cortadores a laser podem cortar, gravar e soldar uma peça;
- É mais indicado para cortes complexos por ser operado por máquinas CNC;
- Gera menos distorção na peça, diferente de outros métodos de corte devido ao calor gerado, e menos escória durante o corte.
O que é corte a plasma?
O corte a plasma funciona disparando ar comprimido e gases inertes, como o hidrogênio e o nitrogênio, através de um bico fino em altas velocidades. A combinação dos gases, as altas velocidades e a área concentrada de pressão criam o plasma, um gás ionizado eletricamente condutor.
Um arco elétrico é então formado dentro do gás. Este arco elétrico ioniza parte do gás, criando um canal eletricamente condutor de plasma no processo.
À medida que a eletricidade da tocha de corte percorre este plasma, é gerado calor suficiente para derreter a peça de trabalho. O plasma e o gás comprimido sopram o metal fundido quente, resultando na separação da peça de trabalho.
O cortador de plasma é uma das ferramentas mais afinadas e versáteis usadas para cortar materiais pesados e com até 80mm de espessura com mais facilidade.
Benefícios do corte a plasma
O corte a plasma oferece versatilidade em diferentes tipos de metal. Um arco elétrico é usado para cortar qualquer metal condutor.
As máquinas de corte a plasma normalmente podem concluir um trabalho em um quarto do tempo de qualquer outra ferramenta de corte, inclusive de máquinas de corte a laser.
Vantagens do corte a plasma:
- Variedade de materiais a ser cortado: o feixe de plasma pode cortar qualquer tipo de metal, já o corte a laser possui algumas limitações de corte considerando o tipo do laser e o tipo de metal a ser cortado.
- Investimento inicial de maquinário relativamente menor que o maquinário de corte a laser;
- Durante o processo de corte de uma chapa de espessura média, pode atingir uma velocidade de corte muito maior que a do corte a laser e o corte por chama;
- Os maquinários de corte a plasma exigem menos manutenção do que as máquinas de corte a laser e corte a chama.
Como escolher entre corte a laser e corte a plasma
Ao optar por um dos dois processos é preciso levar em consideração as características de cada método de corte e os objetivos que você deseja alcançar.
É apenas cortar uma peça? É para cortar uma chapa com mais de 12mm de espessura? O material que você deseja cortar é reflexivo, como cobre, latão ou alumínio? Sua peça ou chapa não necessita de um acabamento preciso?
Para estas questões, então o método de corte ideal é o corte a plasma.
Agora, se você busca um corte mais preciso, se a sua chapa é mais fina, ou se procura por um acabamento de alta qualidade…
Então você deve optar pelo corte a laser.
Veja as principais diferenças entre os dois métodos de corte:
- Os cortadores a laser podem cortar e gravar metais muito finos sem afetar o material;
- Os cortadores a laser podem ser usados para outros fins, como aparar, gravar e soldar;
- Metais com superfícies refletivas ou que não podem ser cortados com máquinas à base de chama são frequentemente cortados com plasma;
- Os cortadores de plasma podem cortar materiais mais espessos;
- Os cortadores a laser são melhores para metais mais finos e intrincados;
- Os cortadores a laser também são usados para cortar não metais, como cerâmica e vidro.
Na Vacechi você encontra os melhores equipamentos e profissionais para cortar suas peças com precisão e acabamento de alta qualidade usando o processo de corte a laser.