Última atualização:
27 de junho de 2023
Você sabia que existe uma enorme variedade de utilização para o aço carbono e o aço inox? Afinal, os dois são bastante empregados em montagens de peças e até em eletrodomésticos, já que possuem resistência e versatilidade.
Apesar do aço inox e aço carbono serem muito conhecidos e utilizados, ainda existem muitas dúvidas sobre suas diferenciações. A seguir, conheça algumas características de ambos, como também os seus benefícios para compreender melhor sobre cada um.
O aço carbono é uma liga metálica constituída de ferro e carbono como os seus principais componentes. Existem outros minerais presentes, mas em menores proporções.
Para ser classificada como aço, a liga metálica deve ter um percentual de carbono inferior a 2%. Maior do que isso, é denominada como ferro fundido.
Esse tipo de aço pode ser utilizado de diversas maneiras, conforme a sua concentração de carbono e a sua resistência a impactos. É indicada para o setor industrial e construção civil devido sua força, mas também pode ser utilizada para as mais diferentes empresas de materiais.
O aço inox contém ferro, cromo, carbono e níquel entre seus componentes, tornando-o mais resistente. Ele não sofre tanta oxidação em contato com outros elementos, ou seja, possui grande resistência quando colocado ao ar livre ou se for molhado com água, como ocorre com outros metais que não possuem essas propriedades. Essa resistência varia de acordo com a liga que o material possui.
O aço inox é bastante utilizado quando se necessita evitar corrosão do metal e também para ter um acabamento mais sofisticado e de alta qualidade. No entanto, devido suas propriedades, o aço inox tem um valor mais elevado se comparado ao aço carbono.
Esse material é muito utilizado para projetos que ficarão expostos à umidade e é ideal para ser empregado em cozinhas.
Como já vimos no decorrer do artigo, o aço carbono e o aço inox possuem uma liga de ferro e carbono. Confira as suas principais diferenças:
Como podemos observar, em alguns casos o aço inox é mais interessante de ser utilizado por sua capacidade anticorrosiva e acabamento de alto padrão. No entanto, há situações em que essas qualidades não são tão relevantes e o melhor a ser utilizado é o aço carbono devido ao seu seu custo ser menor.
É importante frisar que para saber qual o melhor material para o que você precisa, o preço não deve ser o único fator determinante. É preciso um especialista para analisar todas as suas necessidades e apresentar suas vantagens e desvantagens para que você tenha o melhor resultado.