
Última atualização:
18 de novembro de 2024

Nos dias atuais, a sustentabilidade não é apenas uma tendência; é uma necessidade urgente que permeia todos os setores da economia, especialmente a metalurgia. Com o aumento da conscientização ambiental e a pressão por práticas mais responsáveis, a indústria metalúrgica está se transformando para atender às demandas de um futuro mais verde.
Este artigo explora como as empresas estão adotando inovações sustentáveis, desde a reciclagem de metais até a implementação de tecnologias que reduzem as emissões de carbono. Vamos investigar as estratégias que não apenas minimizam o impacto ambiental, mas também promovem uma economia circular, garantindo que os recursos naturais sejam utilizados de maneira mais eficiente e responsável.
Acompanhe-nos nesta jornada para entender como a metalurgia está se reinventando e contribuindo para um mundo mais sustentável.
O tema sustentabilidade tem ganhado cada vez mais protagonismo nos mais diferentes setores, pois afeta diretamente a economia dos países. Adotar práticas que diminuam o impacto ambiental e fazer com que as atividades otimizem os recursos naturais são os caminhos que muitas indústrias estão adotando.
Entre as ações implementadas para a sustentabilidade na indústria, podemos citar a reciclagem de metais – os resíduos de materiais são reaproveitados para produção de novas peças. Há também, a economia circular, que consiste em um modelo de produção e consumo que prolonga o ciclo de vida dos materiais por meio do reuso e recuperação de produtos.
Os minerais são a base para a transformação em matéria-prima para a produção de produtos industrializados, porém sua extração deixa um impacto ambiental alto que afeta todo o ecossistema do entorno de onde é retirado.
A reciclagem de metais na indústria é fundamental para diminuir os danos ao meio ambiente durante a exploração dos minerais para a transformação em matérias-primas. Durante o processo, os materiais reciclados passam por beneficiamentos que os tornam aptos a serem utilizados em novos produtos, evitando os naturais danos causados na exploração dos minerais.
A economia circular na metalurgia é utilizada para reintegrar os metais reciclados no ciclo produtivo, a fim de transformá-los em novos produtos, mas sem perder suas características essenciais. As etapas envolvem a reutilização, a reciclagem e a recuperação de metais na indústria. Todo o processo ajuda na minimização de sobras de resíduos, ao mesmo tempo contribui para otimizar os recursos existentes.
As tecnologias verdes têm papel importante na economia circular. Mas como definir as tais ‘tecnologias verdes’? Elas são assim chamadas por reduzir o consumo de energia nos processos, que acabam tornando-as sustentáveis.
Alguns exemplos de tecnologias sustentáveis:
Como vimos, as tecnologias verdes são capazes de diminuir as emissões de CO2 e promovem também, a economia de energia em toda a cadeia produtiva. Empresa que adota essas práticas, é conhecida como ‘indústria verde’.
Entre as tecnologias que contribuem para reduzir as emissões de carbono estão os fornos elétricos a arco (EAF) que não emitem CO2, pois utilizam eletricidade em suas operações. Existem ainda, os fornos a plasma que fundem os metais em altas temperaturas, mas têm menor consumo de energia e redução no uso de combustíveis poluentes.
Outra prática adotada por muitas indústrias é a implantação de sistemas de captura e armazenamento de carbono, conhecida como processos limpos. O CO2 emitido é capturado e fica armazenado, antes de ser lançado na atmosfera. Por meio de tecnologias de combustão otimizadas, a quantidade de oxigênio e combustível utilizados são ajustados, o que acaba em uma queima menos poluente.
Utilizando essas tecnologias, as indústrias conseguem reduzir sua pegada de carbono, ficam mais competitivas e com uma produção sustentável.
A adoção de tecnologias tem o poder de reduzir significativamente o consumo de energia e, consequentemente, tornando a produção mais sustentável. Equipamentos sofisticados podem identificar ineficiência em algum ponto do processo produtivo, realizar os ajustes necessários e assim, promover a eficiência energética.
A customização de produtos também contribui para a diminuição do consumo de energia. Ao fabricar peças sob medida ocorre a redução de desperdício de materiais e evita a geração de resíduos. Mesmo as sobras podem ser recicladas e transformadas em novas peças.
Empresas como a Vacechi, que fabrica projetos sob medida, a sustentabilidade está presente em suas atividades, pois consegue reduzir o desperdício de materiais e otimiza os processos durante a produção de seus produtos.
Ao trabalhar com projetos personalizados, as indústrias conseguem utilizar as quantidades necessárias de matéria-prima seguindo os cálculos de engenharia. Com essa precisão técnica, os processos são otimizados e evitam a geração em demasia de resíduos, que causam grande impacto no meio ambiente.
No fim das contas, a personalização dos projetos acaba tornando-se um diferencial competitivo importante que beneficia diversos aspectos da empresa.
Práticas sustentáveis vão além do compromisso com o meio ambiente. Ao adotá-las impactam na eficiência operacional, na competitividade da empresa, na redução de custos e na imagem institucional da empresa.
Os consumidores hoje estão mais conscientes com os entraves ambientais, o aquecimento global e demais assuntos sobre o tema. É uma pauta global que tem mobilizado as nações em busca de alternativas com o propósito de preservação do meio ambiente. Muitas empresas conscientes estão mobilizadas e adotaram práticas que estão impactando em suas operações.
Unilever: utiliza energias renováveis em suas fábricas e adotou a otimização das embalagens de seus produtos a fim de reduzir o desperdício.
Patagônia: marca de vestuário para praticantes de atividades ao ar livre. A empresa utiliza materiais reciclados em grande parte de sua produção e ainda estimula seus clientes a fazerem reparos nas roupas mais velhas ao invés de comprar peças novas, dessa forma, consegue reduzir a produção de resíduos e os clientes têm uma percepção positiva da marca.
BMW: a montadora alemã investe em veículos elétricos e na sustentabilidade em seus processos. Um bom exemplo é o modelo BMW i3, fabricado com componentes reciclados e biofibra.
Tesla: sua produção é baseada em alternativas de transporte utilizando energias limpas, como as adotadas na fabricação de seus veículos elétricos. A empresa ainda desenvolve tecnologias para impulsionar o uso da energia solar em grande escala.
A preocupação com o meio ambiente tomou proporções planetárias. Países, empresas e a sociedade sabem da urgência da adoção de práticas sustentáveis, pois serão peças-chave para o futuro do nosso planeta.
As indústrias precisam ir além de ações pontuais e buscar inovações sustentáveis cada vez mais efetivas para transformar suas produções, investir no aprimoramento tecnológico, adotar novos processos em busca da excelência sustentável e utilizar energias renováveis para que o impacto ambiental seja fortemente minimizado.
Todo o setor industrial precisa se adaptar a esta nova realidade mundial. A empresa que incorporar práticas sustentáveis em suas operações terá ganhos significativos, como maior competitividade, redução de custos e otimização de suas operações.