
Última atualização:
07 de março de 2025

Os impactos ambientais dos resíduos gerados nos processos industriais são altos, mas a logística reversa contribui para diminuir os danos e ainda ataca outro problema: a escassez de recursos naturais.
A recuperação matéria-prima de produtos industrializados prolonga seu ciclo de vida e reduz a necessidade da extração de novos minérios para produção de chapas metálicas. Há também redução dos custos operacionais, uma vez que a reciclagem demanda menos energia e insumos. Empresas favoráveis à logística reversa, como a Vacechi, têm suas atividades mais sustentáveis e economia de custos operacionais.
A logística reversa tem como finalidade a reciclagem de metais e traz enormes benefícios à gestão empresarial e contribui para atividades mais sustentáveis.
A logística reversa consiste no processo de recolher, reaproveitar e dar um destino adequado aos produtos e materiais descartados, fazendo com que sejam reprocessados e transformados novamente em matéria-prima para serem utilizados na fabricação de novos produtos.
É um processo altamente relevante pois traz muitos benefícios à indústria, como a economia de energia e de insumos, reduz a emissão de CO², diminui os custos operacionais e, ponto crucial, ajuda na sustentabilidade do setor.
Para o reaproveitamento dos produtos possam ser reciclados existe uma preparação prévia dos materiais.
Para a logística reversa de materiais industriais é preciso passar pelas etapas de coleta, separação, limpeza e reprocessamento. Esses processos garantem a qualidade necessária do material reciclado e são essenciais para o reaproveitamento do material em novos produtos industriais.
O reaproveitamento de resíduos industriais pode ser aplicado em diversos materiais, como metais, plásticos, entre outros. Eles passam por processos de reciclagem e são utilizados para produção de outros produtos ou para otimizar os já existentes. O reaproveitamento reduz os custos operacionais e diminui o impacto ambiental.
Projetos customizados conseguem reduzir desperdícios e maximizar o custo final por trazer soluções mais eficientes de design e melhor aproveitamento da matéria-prima. Além disso, a qualidade é superior, pois o projeto é feito sob medida para atender a necessidades específicas.
Além de sua produção de linha, os produtos da Vacechi podem ser customizados de acordo com o que os clientes precisam. Em cada projeto são feitos estudos sobre os aspectos técnicos para melhor aproveitamento dos materiais, mas sem prejuízo da qualidade do produto final.
A personalização dos projetos permite reduzir custos, evitar desperdícios e tornar os processos de fabricação mais rápidos. Na Vacechi, utilizamos equipamentos de última geração, como o corte a laser e a puncionadeira CNC, que são mais precisos e operam com muito mais agilidade.
A economia circular tem um impacto importante na sustentabilidade e competitividade das empresas. Ela é calcada na reutilização de materiais, evita o desperdício dos produtos sem uso e não há necessidade da extração de novos minérios que degradam o meio ambiente. A logística reversa reduz custos e são processos mais ágeis e eficientes, melhorando a competitividade das empresas adeptas desses processos.
A inovação em metalurgia tem como principais tecnologias que favorecem a reciclagem nas indústrias a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), a separação eletromagnética, entre outras. Elas automatizam e tornam os processos muito mais rápidos e com margem de erro muito pequena.
A automação dos processos reduz os erros humanos nas etapas essenciais, como na triagem dos materiais, identificando os reaproveitáveis e os que não têm condições de serem reciclados; o monitoramento em tempo real permite um acompanhamento para evitar falhas ou interrupções; o controle de qualidade fica mais apurado e evita problemas posteriores.
Foram desenvolvidas novas técnicas na reciclagem de resíduos industriais, confira:
Alguns exemplos que se tornaram célebres na indústria metalúrgica mundial:
– Arcellor Mittal: implementou um sistema de reciclagem de sucata para a produção de novos produtos;
– Gerdau: investiu na coleta e reaproveitamento de sucata metálica em sua cadeia produtiva utilizando fornos elétricos mais eficientes;
– Norsk Hydro: a reciclagem do seu alumínio consome 95% menos energia do que com o metal virgem.
Os benefícios da logística reversa são importantes não só para a indústria, mas também para o planeta. Ela reduz a necessidade de extração de minerais na natureza, que causa um impacto prejudicial ao meio ambiente.
O processo de transformação de produtos velhos sem utilidade em matéria-prima renovada demanda menos energia, ocasionando redução dos custos. Empresas que adotam a logística reversa ficam mais eficientes e ganham competitividade.
Projetos sob medida, como os feitos pela Vacechi, também são uma forma de colocar em operação as práticas da logística reversa. Boa notícia para os clientes, pois podem ter um produto que atenda exatamente suas necessidades, e para o meio ambiente, porque a customização reduz o desperdício de materiais e são executados com maior precisão, ocasionando menor consumo de energia, resultando em ganhos em diversos aspectos.