
Última atualização:
07 de março de 2025

Por incrível que pareça, a primeira vending machine do mundo surgiu no primeiro século da era cristã. Criada pelo matemático grego Heron de Alexandria, consistia em um dispositivo que liberava água benta ao inserir uma moeda.
Nos tempos modernos, surgiu na Inglaterra em 1880, uma máquina que vendia cartões postais mediante pagamento. Esse sistema evoluiu e passou a receber todo tipo de produto nos dias atuais: de alimentos a equipamentos eletrônicos; de bebidas a bijuterias. Hoje, a demanda por equipamentos personalizados para vender diversos tipos de mercadorias já está consolidada.
Diante de tal procura, a metalurgia também teve que se adaptar. O uso de materiais mais resistentes e duráveis, como o aço inoxidável e o alumínio entraram em cena e deram maior resistência mecânica aos produtos. Avanços tecnológicos permitiram designs inovadores, funcionamento mais preciso para proporcionar um autosserviço mais eficiente para maior oferta de mercadorias.
Antes de mais nada, as vending machines precisam ser robustas para enfrentar o manuseio constante dos consumidores. Por isso, é necessário que o processo de fabricação seja feito com estruturas metálicas de alta resistência, mas que ofereçam condições de designs diferenciados e funcionais. O aço inoxidável é amplamente utilizado para compor sua estrutura externa, enquanto que nas partes internas, o alumínio é o mais indicado por sua robustez e leveza.
É importante também valorizar o design industrial para atrair o público, e o uso do aço inoxidável e do alumínio permitem fazer recortes e dobras que atendam a funcionalidade, e ainda conseguem manter a durabilidade dos materiais.
Designs personalizados só são possíveis com o uso de equipamento com tecnologia de ponta, como o de corte a laser e puncionadeira CNC. A precisão e agilidade automatizadas desses equipamentos conseguem maior eficiência produtiva, resultando em peças com cortes e dobras mais complexos, possibilitando desenvolver formatos inovadores e com detalhes precisos, tornando a personalização de vending machines algo possível e viável.
A máquina de corte a laser consegue fazer recortes precisos e com formatos elaborados. Até os menores detalhes são possíveis de serem realizados. A puncionadeira CNC (Comando Numérico Computadorizado) perfura e molda chapas metálicas com alta precisão. Possibilitando executar padrões complexos e com repetibilidade, facilitando a produção em série, mesmo que sejam produtos customizados. O uso desses equipamentos permite fabricar vending machines para os mais diferentes segmentos de mercado, pois a personalização consegue atender as mais diversas necessidades e acomodar mercadorias dos mais diferentes tamanhos e volumes.
Por sua precisão de corte e dobra, o corte a laser e a puncionadeira CNC conseguem produzir peças com encaixes perfeitos. É possível fazer o melhor aproveitamento das ligas metálicas e reduzir o desperdício de material.
Nas vending machines, dobras precisas e soldas resistentes são essenciais para garantir uma estrutura robusta e um acabamento de qualidade. As realizar dobras no lugar de uma soldagem, tornam os equipamentos mais robustos e firmes. Já nas partes soldadas, o uso das soldas TIG e MIG, aumentam a resistência nas junções das chapas metálicas e asseguram um acabamento superficial uniforme.
Para aumentar a durabilidade das vending machines, os acabamentos também são importantes. Por exemplo, a pintura eletrostática a pó além de dar cor e valorizar o design, evita a corrosão e aumenta a durabilidade do equipamento. Esses tipos de tintas criam uma camada protetora na chapa metálica e servem como revestimentos protetivos, que facilitam a limpeza e manutenção.
A indústria metalúrgica que faz um uso eficiente e racional de suas matérias-primas consegue reduzir custos e diminuir o desperdício. O uso de equipamentos que realizam cortes mais precisos e melhor aproveitamento das chapas metálicas, evitam que os materiais sejam desperdiçados na fabricação das vending machines. O melhor aproveitamento contribui para a sustentabilidade na metalurgia, economia dos processos de produção e na competitividade da empresa.
Projetos sob medida diminui os desperdícios, pois as chapas metálicas são otimizadas evitando grandes sobras do material. A Vacechi também faz projetos customizados e há uma preocupação em fazer o melhor aproveitamento possível das matérias-primas. Isso causa um grande impacto econômico e ambiental positivo, por isso, as soluções customizadas são mais sustentáveis e têm menor custo operacional.
Novas tecnologias, como a modelagem 3D e a internet das coisas (IoT), trouxeram novidades na fabricação de vending machines. Com a impressão 3D é possível customizar ainda mais os equipamentos, tornando-os até exclusivos, já que a fabricação de uma unidade é possível e viável. Já a IoT permite integração de sistemas sensoriais inteligentes que tornam o autosserviço muito mais eficiente e facilitado para o consumidor.
A engenharia de produção foi impactada com novas tecnologias e com matérias-primas mais resistentes e leves. Essa evolução deixou os processos de fabricação muito mais eficientes, resultando em custos reduzidos, menor desperdício de chapas metálicas e operações mais sustentáveis.
A customização de uma vending machine potencializa ainda mais esses ganhos, já que os projetos são feitos sob medida e meticulosamente pensados para maior aproveitamento das chapas metálicas. Com novas tecnologias em desenvolvimento e que ainda irão surgir, a indústria metalúrgica ganhará maior eficiência e fabricará produtos ainda mais eficazes, pode apostar!