
Última atualização:
07 de fevereiro de 2025

A fabricação de ferramentas a partir da extração mineral tem acompanhado a evolução humana desde a Idade do Bronze e do Ferro. Os utensílios eram essenciais para a sobrevivência dos povos primitivos, que utilizavam para a coleta, caça e pesca. Ao longo dos séculos, a transformação dos minérios para a produção de ferramentas se sofisticou com a utilização de novas ligas que foram utilizadas na fabricação de itens para atender a demanda da humanidade.
As ligas metálicas avançadas da atualidade ganharam leveza, durabilidade estrutural e eficiência térmica para as mais diversas aplicações da indústria moderna em praticamente todos os setores. Para chegar às atuais aplicabilidades, as ligas metálicas passaram por diversas etapas e transformações até atingirem o ponto ideal para sua utilização.
As ligas metálicas ganharam novas características que as transformaram em peças-chave para a eficiência produtiva e para o desenvolvimento de produtos mais resistentes e duráveis.
As ligas metálicas modernas são materiais de alta performance e projetadas para oferecerem benefícios como leveza, resistência e durabilidade, pois são utilizadas nas mais diferentes finalidades, algumas em situações onde a segurança é essencial, como os segmentos aeroespacial, automotivo, médico entre outros.
Existem tipos de ligas que oferecem resistência acima da média e são mais resistentes a agentes corrosivos, sofrem menos desgaste com o tempo e suportam altas temperaturas.
A combinação de leveza, resistência e durabilidade permite o uso em setores sensíveis em que essas qualidades são de extrema importância, como na fabricação de aeronaves.
Existem ligas metálicas feitas com níquel, cobalto, titânio ou molibdênio que são altamente resistentes a altas temperaturas, corrosão e pressão extrema. As ligas que suportam o calor elevado oferecem estabilidade estrutural e podem ser utilizadas em fornos industriais, turbinas a gás e reatores químicos, só para citar alguns exemplos.
Ligas feitas com aço inoxidável são mais resistentes à corrosão e são empregadas por empresas petrolíferas, pois é uma atividade que está em contato diário com agentes corrosivos. Essas características versáteis permitem que essas ligas possam ser empregadas em diversos setores, além das já citadas, como o de energia e o de saúde.
Nos últimos tempos foram criadas superligas à base de níquel e titânio, utilizadas no setor aeroespacial e de energia, pois oferecem melhor desempenho em condições extremas; ligas de alumínio-lítio que são leves e resistentes para serem empregadas no setor de transporte e infraestrutura; ligas de alto desempenho biocompatíveis para o setor de saúde em geral. São apostas para 2025 que estão se destacando.
Entre os setores que se beneficiam dessas ligas metálicas inovadoras, estão o aeroespacial, de energia, de construção, o petrolífero, entre outros.
Para realizar cortes precisos em ligas leves metálicas tão inovadoras, são necessários equipamentos tão sofisticados quanto.
Com a evolução das superligas metálicas, foi necessário que os maquinários de corte e conformação se modernizassem para melhor aproveitamento dessa nova matéria-prima.
Um deles é o equipamento de corte a laser. Devido sua precisão milimétrica, é bastante indicado para fazer os cortes nas ligas, pois promove a redução de desperdícios e garante um acabamento final limpo que preserva suas características estruturais e estéticas.
Outro equipamento indicado é a puncionadeira CNC, que oferece flexibilidade no corte, como geometrias detalhadas e com alta repetibilidade.
São ferramentas utilizadas na Vacechi, pois maximizam o potencial que as superligas metálicas oferecem e contribuem para tornar a inovação na indústria metalúrgica cada vez mais presente.
As máquinas de corte a laser e as puncionadeiras CNC oferecem um nível de detalhamento e exatidão importantes quando se trata de superligas metálicas. Pois, a precisão de corte e a capacidade de fazer ações repetitivas, fazem dessas máquinas elementos fundamentais para evitar o desperdício e trazer economia para a atividade metalúrgica.
Na Vacechi, nossa equipe de engenheiros e de técnicos especializados, oferece um serviço otimizado ao trabalhar com ligas metálicas mais avançadas.
Oferecemos a personalização de projetos que permitem tirar o melhor aproveitamento das ligas metálicas, matérias-primas para fabricar nossos gabinetes, caixas de proteção de câmeras, quadros de comando, racks e demais produtos. Promovemos a otimização de recursos e a precisão de fabricação em nossos processos de corte a laser e puncionamento, de acordo com as características de cada liga para o processamento de metais.
Na Vacechi, temos uma equipe altamente especializada e há mais de três décadas nos dedicamos a aperfeiçoar os processos metalúrgicos. Temos engenheiros com conhecimento profundo em ligas metálicas e as inovações metalúrgicas são comuns. Nosso time pode oferecer uma assessoria aos clientes para melhor desenvolvimento de cada projeto. Nosso corpo técnico sabe como trabalhar cada metal, tirando o melhor aproveitamento de cada liga.
A utilização de equipamentos modernos para tratamento das ligas metálicas mais recentes, traz maior competitividade industrial e torna as operações mais sustentáveis.
Utilizando maquinários modernos, como o corte a laser e a puncionadeira CNC, os processos industriais ficam mais eficientes e sustentáveis. Pois trabalham com precisão, ajudam na redução do desperdício de materiais e pelo melhor aproveitamento das chapas metálicas que ficam com um acabamento de alta qualidade.
As ligas metálicas de última geração, conhecidas por sua maior resistência, leveza e durabilidade, permitem fabricar produtos com melhor qualidade e características muito vantajosas que diferentes setores podem utilizar. Com isso, os fabricantes ganham em competitividade, maior nicho de mercado e aumenta sua relevância no segmento.
Como vimos, as ligas metálicas estão transformando o setor industrial, por oferecerem maior resistência mecânica, durabilidade, sofrerem menor ação corrosiva e suportarem altas temperaturas. São fatores que estimulam o melhor desempenho das empresas e aumentam sua competitividade no mercado.
No futuro, podem aparecer novas ligas com características muito mais vantajosas, utilizando minerais diferentes que podem resultar em materiais cada vez mais robustos, leves e, ao mesmo tempo, resistentes e fáceis de serem trabalhados.
A Vacechi já trabalha com as ligas metálicas atuais, utilizando o corte a laser e a puncionadeira CNC em seus produtos. E estamos prontos para as novas ligas que surgirem e faremos investimentos para continuar atuando com as matérias-primas que forem desenvolvidas para trazer esses benefícios aos nossos produtos.