
Última atualização:
31 de janeiro de 2025

A Indústria 5.0 na metalurgia é uma realidade nas companhias mais modernas do mercado. Esse conceito alia máquinas e humanos em uma sinergia benéfica para todos. As máquinas executam as atividades repetitivas e os trabalhadores são responsáveis por supervisionar e manter a qualidade dos produtos.
O setor industrial está passando por uma nova revolução, chamada de Indústria 5.0. Se na versão anterior (Indústria 4.0) foi marcante a digitalização e a automação por meio do uso de tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e big data, a Indústria 5.0 busca um equilíbrio entre a eficiência tecnológica, a sustentabilidade e os valores humanos ao promover uma colaboração harmônica entre pessoas e equipamentos em prol do meio ambiente.
O ser humano aparece como coautor e não mero operador, valorizando suas habilidades criativas e críticas. Isso se reflete na importância do bem-estar dos trabalhadores e na promoção de suas capacidades intelectuais. As operações repetitivas ou perigosas das linhas de produção serão executadas por robôs automatizados.
Ao jogar luz sobre o trabalho das pessoas e o uso colaborativo de máquinas e equipamentos, a Indústria 5.0 valoriza as competências únicas dos seres humanos que são a criatividade, o pensamento crítico, a empatia e o trabalho em equipe.
Algumas razões para que a Indústria 5.0 seja cada vez mais implementadas nas companhias mais modernas:
As inovações tecnológicas na indústria metalúrgica aumentam a eficiência operacional, reduz desperdícios e melhora a qualidade final dos produtos. O uso da Internet das Coisas (IoT), da Inteligência Artificial (IA) e do big data incentiva na produção inteligente e na prevenção de falhas dos equipamentos, na manutenção preventiva, na maior rapidez dos processos produtivos e na análise de resultados que garantem a qualidade dos produtos.
A integração de sistemas passa a trabalhar em conjunto e colabora na redução de custos, no aumento da produtividade e na tomada de decisões mais assertivas baseadas em dados reais.
A integração de sistemas, dados e pessoas permite que as informações sejam trocadas em tempo real, permitindo uma visão unificada do processo produtivo. É possível também, efetuar um monitoramento e controle centralizado e ter respostas mais rápidas para possíveis ajustes. Por fim, a análise global integrada das informações agiliza na tomada de decisões e na melhoria contínua.
O monitoramento constante permite que a Indústria 5.0 ofereça maior precisão nas operações, redução de falhas e ainda incorpora a manutenção preventiva como prática cotidiana.
O monitoramento e controle permite adotar práticas de sustentabilidade mais efetivas, como a redução dos desperdícios; maior eficiência energética; menor emissão de poluentes. Na área de responsabilidade social é feita a promoção da transparência aos colaboradores e consumidores; aumentam as chances de investimento na área social com a economia proporcionada pela redução do desperdício e redução dos custos operacionais.
A integração dos sistemas operacionais na Indústria 5.0 trouxe possibilidades para atingir as metas de sustentabilidade e bem-estar das pessoas. O monitoramento em tempo real oferecido por equipamentos tecnológicos permite ajustar para que operem com a máxima eficiência, reduzindo o consumo de energia, melhorando o uso das matérias-primas e com maior aproveitamento dos insumos.
Esses resultados impactam positivamente na sustentabilidade, pois geram menos resíduos e otimizam os recursos naturais das operações industriais e melhoram a qualidade do produto.
A economia circular de metais – quando ocorre a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais – desempenha um papel fundamental para as metas de sustentabilidade das indústrias.
Metais já utilizados podem ser reciclados e utilizados na produção de novos produtos. Transformar os minerais em metais demanda um significativo consumo de energia e de recursos naturais, e gera gases de efeito estufa. Promover a reciclagem reforça a responsabilidade socioambiental da empresa.
A personalização de projetos desenvolvida pela Vacechi prima pelo melhor aproveitamento das matérias-primas e otimização dos recursos durante sua produção. A equipe de engenharia analisa todos os pontos da customização a fim de obter o melhor resultado durante cada etapa da fabricação. A equipe operacional é orientada a chegar na otimização energética e com isso, conseguir produtos de qualidade sem o desperdício de materiais ou recursos naturais.
Aqui, na Vacechi, customizamos os nossos produtos de acordo com as necessidades de cada cliente, assim podemos entregar materiais específicos que cumprem exatamente os aspectos técnicos exigidos.
Nossos engenheiros, em parceria com o cliente, analisam e seguem critérios rígidos para que o produto atenda as exigências de cada pedido. A questão da sustentabilidade está presente em todo o processo para que insumos e recursos naturais sejam otimizados.
A personalização permite adaptar processos e conseguir a redução de desperdícios de materiais e de custos, uma vez que o produto é feito com maior precisão e todos os detalhes são previamente avaliados. Essa análise permite que o produto customizado seja elaborado com objetivos específicos como maior otimização da matéria-prima, redução do desperdício de insumos, menor custo operacional e menor geração das fontes energéticas.
A integração proposta na Indústria 5.0 entre homem e máquina, garante operações mais ágeis, maior precisão de cada etapa, inovação nos processos e produtos cada vez mais otimizados.
Por mais tecnológicas que as máquinas sejam, elas não substituem a criatividade humana. Por isso, a sinergia entre ambos, onde as pessoas entram com as soluções analíticas e as máquinas com a precisão da operação repetitiva, gera um ganho substancial para que a Indústria 5.0 seja marcada com soluções eficientes.
A evolução apresentada pela Indústria 5.0 requer pessoas bem treinadas com a nova realidade. A integração dos sistemas exige conhecimento técnico sobre como os equipamentos funcionam e, ao mesmo tempo, um raciocínio inovador para encontrar respostas aos obstáculos inesperados que surgem durante um processo de fabricação.
Um bom exemplo da aplicação da Indústria 5.0 é o setor automobilístico. Robôs colaborativos e trabalhadores humanos trabalham em conjunto. As máquinas fazem o trabalho repetitivo supervisionadas pelos profissionais humanos. Essa cooperação torna os processos mais rápidos, precisos e com garantia de qualidade dos produtos finais.
Entre as empresas que já estão na era da Indústria 5.0 podemos citar:
Na Vacechi, adotamos como estratégia a parceria com os clientes. Ajudamos os clientes a implementarem tecnologias a fim de integrar seus sistemas rumo à Indústria 5.0. Oferecemos as melhores soluções para suas necessidades e desenvolvemos produtos customizados em conexão direta para entender todos os pontos do projeto. Tornando os sistemas totalmente integrados podemos contribuir para chegar a metas mais sustentáveis.
A Indústria 5.0 indica que o futuro está na relação entre máquinas e pessoas. As primeiras realizam funções repetitivas e insalubres, enquanto que os trabalhadores são responsáveis pela supervisão, manutenção e prevenção dos equipamentos.
Essa sinergia também traz benefícios, como maior eficiência operacional, menor impacto ambiental, produtos de melhor qualidade e maior flexibilidade na produção.
Empresas que estão na realidade da Indústria 5.0 estão alinhadas com os desafios atuais, onde a eficiência produtiva, as questões de sustentabilidade e de responsabilidade social, são cruciais para os negócios e sobrevivência do planeta.