Última atualização:
25 de novembro de 2022
Se você procura por uma pintura de qualidade, com ótimo acabamento e capaz de resistir a diversas intempéries do ambiente, como chuva e raios do sol, a pintura eletrostática é o procedimento ideal para sua peça.
Entre os diversos benefícios que esse tipo de pintura oferece, podemos destacar a resistência à corrosão e a flexibilidade que possibilita leves deformações nas superfícies, sem gerar trincos e vincos na pintura.
Mas antes de aprofundar nos outros benefícios e aplicações da pintura eletrostática precisamos rever alguns conceitos básicos de física para entender como ela funciona.
Também conhecida como Pintura a Pó ou Lacagem, a pintura eletrostática é um processo que utiliza o princípio físico da atração de elétrons para fixar partículas de tinta em uma superfície que, em muitos casos, é uma superfície metálica.
Durante esse processo de pintura é usado uma tinta em pó com propriedades químicas que, ao ser aplicada uma carga elétrica, ioniza as partículas de tinta negativamente.
Já a superfície que receberá a tinta recebe uma carga oposta, ficando com carga elétrica positiva.
Bem, se você já viu como um ímã funciona, não será difícil entender o que acontece no momento em que a pistola libera a tinta no ar.
As partículas de tinta com carga elétrica negativa são atraídas para a superfície com carga positiva.
Esse processo permite que a tinta ofereça maior cobertura e aderência na peça, diferente dos demais processos que utilizam tinta líquida ou spray e podem causar bolhas e respingos.
Após o processo de pintura, a peça segue para uma estufa onde irá passar pelo processo de secagem em temperaturas que podem variar entre 120ºC e 260ºC.
Quando a estufa atinge a temperatura ideal, a tinta se liquefaz e em seguida endurece, formando uma película de alto acabamento, uniformidade e resistência.
Como dito anteriormente, a pintura eletrostática possui diversos benefícios, alguns deles são:
Mas o principal benefício é que a tinta usada nesse processo é totalmente ecológica e pode ser reaproveitada, gerando menos impacto ao meio ambiente se comparado aos processos de pintura que utilizam tintas à base de solventes.
A pintura eletrostática pode ser usada para pintar chapas e estruturas metálicas que serão expostas ao clima e variações de ambiente, como fachadas de prédios, pontes e torres.
Ela também é utilizada em diversos segmentos do mercado de construção civil, industrial e automobilístico, como por exemplo, as molas utilizadas no sistema de amortecimento das motos.
Essas molas sofrem as diversas variações de pressão e calor e precisam de um ótimo acabamento para compor o design do modelo, exigindo uma pintura que resista a essas condições sem descascar ou trincar.
É evidente que para executar esse processo é necessário mão de obra e equipamentos especializados, caso contrário a qualidade e a durabilidade da pintura podem ser comprometidos.
Na Vacechi você conta com os melhores profissionais do ramo de pintura para dar cor aos seus projetos. Além de profissionais altamente treinados e capacitados, a Vacechi possui os equipamentos mais modernos e seguros para executar esse tipo de serviço com excelência e qualidade.